15 de julho de 2010

SENDA ESPIRITUAL !



"No redemoinho moderno em que vivemos torna-se cada vez mais difícil mantermos conexão com o mais Alto e percebermos os benefícios advindos de se trilhar um caminho espiritual.

O corre-corre diário, com suas idas e vindas, apelos, apegos e dissabores tende a nos manter o tempo todo ilhados em vãos pensamentos nascidos do labirinto mental.

Trilhar um caminho espiritual, em princípio, requer disposição para o autoconhecimento e o cultivo de pensamentos e sentimentos mais elevados, amorosos e positivos, com a intenção de colocarmos em evidência o nosso maior poder, o de co-criadores.

Construir a própria história a partir de uma decisão fundamentada em princípios que nos direcionem a uma dimensão mais ampla da realidade, pode ser estranho e desafiador para alguns. No entanto, crescer como pessoas e nos desenvolvermos como espíritos em evolução, talvez sejam os principais objetivos de nossa existência.

Motivação e discernimento são imprescindíveis àqueles que decidem por essa trilha, já que a primeira mantém a firme vontade de seguir adiante, e o segundo nos protege das fantasias espirituais, tão comuns aos desavisados.

Um caminho espiritual para nós ocidentais, não significa afastamento da realidade cotidiana. É preciso descobrir ‘como’ conciliar de modo equilibrado a experiência de estar num mundo material, no qual precisamos nos manter vivos e ativos, e ao mesmo tempo, ter o olhar voltado às coisas do espírito.

Dessa forma, sugerem os budistas, o caminho espiritual precisa ser como um espelho: devemos usá-lo para nos enxergarmos. Não pode ser como uma janela, pela qual olhamos para fora e nos perdemos em julgamentos e distrações. Se o nosso rosto estiver sujo ao olharmos no espelho, é o rosto que precisa ser limpo, caso queiramos ver uma imagem limpa nele refletida.

As percepções advindas de um silêncio meditativo, certamente serão úteis àqueles que desejam enveredar por uma senda espiritual. Aquietar o coração e submeter a mente ao silêncio criativo nos ajuda a mergulhar nas profundezas do próprio ser de onde provem as orientações necessárias ao avanço no caminho.

A palavra senda tem por sinônimo: rumo, direção, orientação, mas, também aponta para uma trilha não livre de obstáculos. Obstáculos estes que encontraremos certamente numa senda espiritual. Atualmente, parece ser a demanda externa, com todos os seus atrativos nos convidando sempre ao consumo sem critério, às distrações e aos excessos de toda natureza.

Descobrir qual é a ‘nota’ que soa em nós, em que ponto do caminho nos encontramos e o que realmente pretendemos realizar na atual existência pode ser muito proveitoso a todo aquele que busca caminhar e desenvolver-se espiritualmente.

O resultado compensará o esforço. Demais percepções e disposição para avançar virão por acréscimo.

Ines S. Mártims


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...