17 de julho de 2010

EU ESTOU APRENDENDO! (maravilhoso texto)

Luiz Antônio Trevizani

"Existem momentos em que eu me recolho, fico quieto, não escrevo; falo pouco, reflito e penso muito. Observo e avalio o que já escrevi, o que já falei, o que já fiz; se escrevo, guardo ou apago. Observo o que os escritores, profissionais ou amadores como eu escrevem. Presto atenção no modo como o ser humano se desenvolve na vida, como age, como fala, e percebo que as atitudes de cada um refletem o modo como a realidade é percebida e sentida por cada um. As expressões físicas de cada um refletem a sua visão da realidade, ou o modo como encara a vida e as oportunidades de se desenvolver, de evoluir para estados mais elevados de consciência. Ao olhar para o mundo e observar o modo como a humanidade vive e age nele, às vezes sinto tristeza, outras vezes alegria, e no movimento dessas emoções sempre há razão suficiente para discernir e ajustar a direção. Por vezes eu mesmo me surpreendo agindo com a mesma arrogância que já caracterizou minhas atitudes no passado, sinal de que a gente demora para limpar memórias; de vez em quando elas se mostram como tendências ocultas.

Percebo que evoluir às vezes cria desconforto. Muita coisa muda e se transforma, ou sei lá que nome dar a esse movimento da consciência. Sinto vontade de apagar tudo o que já escrevi, de apagar memórias de tudo o que já concebi como verdades conceituais sobre vida, religião, espírito, evolução, e tudo mais que possa imaginar. Esses conceitos serviram em momentos de maior ignorância, mas hoje percebo que não eram tão verdadeiros como pensava. Não que a ignorância tenha desaparecido, pelo contrário, esta reflexão mostra o quanto ainda ignoro da verdade. Isso me leva também a observar que a maioria dos humanos está preso a conceitos. Conceitos sobre Deus, sobre amor, relacionamentos, sexo, trabalho e muitas outras coisas, mais ou menos importantes. E esses conceitos, aceitos como sendo a verdade, norteiam a vida, alimentam esperanças e criam expectativas, que muitas vezes resultam em frustrações. Levam a acreditar num Deus que está sempre pronto para servir aos caprichos do ego humano, e a exigir-Lhe fidelidade. Mas há aqueles que já se adiantaram e se libertaram da escravidão do ego-consciência, e despertaram para um nível de consciência espiritual.

Este momento de reflexão, no entanto, torna a minha visão da vida ainda mais bela, porque me permite observar que há sempre alguém à frente mais consciente e evoluído, e há os que ainda estão mais atrasados. Mostra que cada um de nós está onde está na razão do seu desenvolvimento, progredindo por esforço próprio. Com mais vontade, esforço e ação, o progresso é mais significativo; deixando-se levar pelas circunstâncias, o progresso é lento. A consciência evolui junto com o aparelho físico onde ela se manifesta avançando em espiral ascendente (embora o sentido ascendente possa ser conceitual), e o ser humano aprende primeiro a dominar os impulsos instintivos remanescentes do animal; passando depois a dominar os impulsos emocionais; depois aprende a dominar o ego predominante como egoísmo no nível de consciência do intelecto, até alcançar o nível de consciência espiritual. Cada consciência em evolução se encontra em um nível de predominância - instintivo, emocional, intelectual ou espiritual -, mas todos os níveis existem em cada ser humano, latentes ou manifestos.

A busca por si no caminho do autoconhecimento exige persistencia, mas muita paciência. Estar sempre aberto para novas experiências e novos conhecimentos, mas prudente e saber discernir entre o que é real e o que é fantasioso. Autoconhecimento implica conhecer a si e para isso é preciso meditar e silenciar a turbulenta mente. O Ser consciente, que pensa e imagina, precisa também permitir o afloramento do Ser não consciente e do Ser super consciente. O Ser não consciente (subconsciente) - o Eu básico - carrega memórias de todas as experiências passadas e acumula as experiências atuais; o Ser super consciente - o Eu superior - é fonte de inspirações e contato espiritual. Os três aspectos da consciência, quando integrados, formam o Ser Consciente Pleno, o Ser Cósmico.

A busca pela verdade implica primeiro abandonar tudo o que já se sabe, esvaziar o banco de memórias dos conhecimentos adquiridos de terceiros e mergulhar fundo no conhecimento das experiências pessoais. Aí reside a dificuldade de muitos, porque todo o conhecimento comprado engordou tanto o ego que ele resiste a se entregar. Mas quem quiser, quanto mais cedo começar mais rapidamente conseguirá ir enfraquecendo o ego até a sua capitulação. O ego não pode se iluminar, só a consciência pode tornar-se Luz.

Luiz Antônio Trevizani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...