28 de maio de 2015

Do saber envelhecer...


"Existe uma lei do Universo conhecida como a 2ª Lei da Termodinâmica ou Lei da Entropia. Essa lei diz que: “A energia de um corpo tende a se degenerar e com isso a desordem do sistema aumenta”. Portanto, tudo que foi composto será decomposto, tudo que foi construído será destruído, tudo foi feito para acabar. Como fazemos parte do universo isso também acontece conosco. Sendo assim, relaxe e aproveite a beleza de cada fase de sua vida. Parafraseando Freud: “A morte é o alvo de tudo que é vivo”. O mesmo acontece a nós. Portanto, Viva! Não deixe nunca de sonhar, não o sonho pelo sonho, mas sonhar para criar novas realidades. 

Com o passar do tempo envelhecemos, mas não devemos ficar presos ao passado nem temerosos do futuro, é importante reconhecer a importância do presente como resultado do passado, e o futuro como algo que construímos no presente.
 Pare de evocar lembranças de romances vividos, a nostalgia do que passou e a lembrança do poderia ter sido precisa ser afastada quando surge do recôndito inimigo, da furna escura da nossa melancolia. Isso porque vai nos ferir inutilmente. Já viveu essa fase, reconcilie-se com você e com o que foi vivido, sem mágoa e permita que o que ainda o entristece, se torne passado. Esse é o pré-requisito para viver o presente plenamente e criar espaço para viver novas experiencias. “O passado é lenha calcinada. O futuro é o tempo que nos resta: finito, incerto, mas um convite à vida” como já dizia Cícero.

A flor da idade já espalhou o doce perfume da juventude, dores e sofrimentos vitorias e alegrias forjaram quem somos atualmente. A maturidade é um presente quando descobrimos o quanto nos tornamos melhores com o decorrer dos anos.

Inclusive tem uns que melhoram até fisicamente, na medida em que envelhecem. 

Nossa sociedade atualmente tem enorme resistência em aceitar as leis da natureza e faz exigências que espalham frustrações. Advêm consequências desastrosas quando se busca a mocidade eterna, as infinitas paixões, as loucas alegrias e os desenfreados prazeres, e a temeridade que nos faz sentir imortais quando somos jovens. . 

A causa do sofrimento está no apego como disse o Buda, está em querer que dure o que não foi feito para durar. É insistir em viver uma fase que já passou. Tente controlar emoções destrutivas, Isso pode sufocar a vida e esvaziá-la de sentido e propósito. Não dê ouvidos a isso, está na hora de enfrentar as crises sabendo que elas significam abalo em grego, e que só é abalado o que não está firme o suficiente. Crise é um convite a superação de alguma coisa. 

Você não tem de experimentar todas as coisas, viver todos os desafios, passar por todas as estradas e conhecer todas as cidades do mundo, para ter uma vida interessante. Faça o que pode ser feito com o que está disponível, e desfrute. 

O que importa é o que está dentro de nós, “quem tem muita riqueza dentro de si exige menos dos outros, de si mesmo e da vida”. Descobrimos isso quando atingimos a maturidade, portanto, não brigue com o tempo, deixe que ele passe por você como um vento renovador, e benfazejo que limpa a poeira das ilusões enganadoras."

Professor Pachecão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...