7 de julho de 2011

Tire sua mente do 'piloto automático' e volte-se para a atenção plena



"Atenção plena - "Em vez de focar em uma coisa só, a pessoa se concentra no que está acontecendo. Sem julgar, ou seja, curiosa. É uma apreciação profunda do momento, e de tudo que surge nele. É a plena consciência da presença da mente e do corpo. Por exemplo: se você está tomando chá, está tomando chá, percebendo todas as sensações desse ato, de seu corpo, nesse momento"Sempre estamos em um dos dois estados básicos. O habitual que podemos chamar de ‘piloto automático’ e o do 'plenamente presente'
.

No 'piloto automático' ficamos remoendo ou prevendo situações, imaginando circunstâncias desagradáveis antes que elas aconteçam. E pagamos um preço alto por isso. Nem é uma questão técnica, mas de vida. Lembra-se de Shakespeare: ‘Ser ou não ser?’.Se você está permanentemente no piloto automático, com impulsos de rejeitar problemas, pode passar a ter pânico, tensão muscular, insônia. Tudo piora.

O “piloto automático” é o primeiro estado e o segundo é aquele do ‘plenamente presente’ – de Atenção Plena. Se deixa vir o problema, o incômodo, a dor, sabendo que o desagradável faz parte da vida, pode diminuir os efeitos secundários. A aceitação profunda já melhora o drama. Com a atenção plena, trabalhamos com o que está realmente acontecendo, sempre visando a melhorar a qualidade de vida.Atenção plena é um estado humano. É uma maneira específica de SÓ prestar atenção, diferente de tipos de atenção comuns que permeam o nosso dia a dia.

Atenção plena não é estar alerta, não é policiar pensamento. É sutil. Por causa disso é melhor cultivá-la, em primeiro lugar, numa prática mais silenciosa, como a meditação. Melhor ainda aprender num curso de dois meses. Em atenção plena a pessoa fica completamente aberta, aos poucos, para o que está acontecendo. É ter qualidade de consciência, sem levar tão a sério os conceitos de “certo” e “errado”. É gentileza profunda, sem julgamentos. É ser carinhoso consigo mesmo, com o que vamos experimentando até mesmo dentro do corpo.

Claro, tudo isso não é facil aprender. Porém, realmente vale a pena.


Em vez de focar em uma coisa só, a pessoa se concentra no que está acontecendo. Sem julgar, ou seja, curiosa. É uma apreciação profunda do momento, e de tudo que surge nele. É a plena consciência da presença da mente e do corpo. Por exemplo: se você está tomando chá, está tomando chá, percebendo todas as sensações desse ato, de seu corpo, nesse momento. 

Nesse estado, os pensamentos - no que vai fazer daqui a pouco, ou no ano que vem – ainda sugem. Porém, na prática de atenção plena aprendemos como deixar o pensamento vir e fluir, sempre retornando a nossa atenção gentilmente ao presente. Com o tempo, a tendência daqueles pensamentos e humores automáticos de dominar a nossa mente fica mais tranquilla.

Seja diante de estresse ou dor crônica, ainda assim é ‘deixar vir’, perceber o que está acontecendo e não julgar. A atenção plena nos ensina a sentir a existência, com gentileza e paciência. E se cultivo essa qualidade de atenção focada em mim, gradualmente passo a enxergar melhor o outro também. Num texto anterior falei sobre o simples exemplo de olhar uma lagartixa que se move na parede. Um outro exemplo de se voltar para si é simplesmente prestar atenção no ar que sai e entra no seu corpo."

Autor: Stephen Little

4 comentários:

  1. Somos impulsivos ainda, motivados pelo automatismo que trazemos de eras....
    Por isso, a mudança é sempre gradual com o despertar da consciência.
    A própria vida nos vai empurrando para isso.

    Minha amiga, beijo em teu coração e um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Jorge,

    Somos impulsivos, caminhando para o despertar..

    beijos
    Mariangela

    ResponderExcluir
  3. Passando para conhecer suas páginas.
    Um encanto sábio...
    Gostei de passear por aqui!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Malu,

    Obrigada pelas carinhosas palavras, amiga

    grande abraço
    Mariangela

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...