31 de julho de 2011

A Fonte da Autoconfiança!

"Abastecer-se de autoconfiança é um desafio para todas as pessoas que precisam ter poder pessoal e determinação na realização de seus propósitos. Sem falar que este sentimento é um propulsor para alavancar a realização de nossos objetivos mais profundos, para desenvolver nossa intuição, deixando-a apurada e assim conquistar aquilo que faz parte da nossa evolução. Porém, algumas coisas impedem essa busca.

Quase sempre ao passarmos por uma injustiça na vida, a primeira reação é sentir vitimização e perder confiança em si. Quando deixamos de focar naquilo que pretendemos e usamos essa desculpa (injustiça) para fugir da missão que precisamos cumprir com relação ao acontecimento; quando procuramos agradar mais aos outros do que a nós mesmos, e nos preocupamos constantemente no bem-estar do outro, deixando de dar atenção às nossas vontades e anseios; ou quando estamos constantemente indecisos, sem rumo e sem forças para crescer e expandir nossos potenciais, esses indícios só mostram falta de autoconfiança para ser o que nos destinamos a ser.

A injustiça faz parte da vida de quem só sabe reclamar da vida, do governo, das pessoas a sua volta, vive presa em noticiários que só mostra desgraça e assim por diante. Na verdade, essas desculpas, apenas servem para não enfrentarmos a realidade, os conflitos e para tomar as decisões pertinentes e favoráveis para o nosso progresso. Ao firmarmos nossos ideais, ao decidirmos o que é importante realizar, é provável que este posicionamento, frente às situações, nos afaste do “mundo injusto”, pois eu não acredito na injustiça, acredito na falta de confiança! 

Quando nos tornamos responsáveis de verdade por realizarmos o que nos cabe, deixamos de ser influenciáveis, assumindo um compromisso conosco e auxiliando também para termos confiança em nós. A indecisão é um ingrediente perfeito para tirar nosso poder de confiança, porque quando optamos por decidir em cima da influência alheia, certamente a solução não será a adequada ou as coisas darão erradas.

 Por outro lado, se confiamos em quem somos e no que queremos, a solução vem de dentro de nós, a qual é sustentada pela autoconfiança: fonte de alegria, motivação, coragem, segurança... É o poder de realizar-se sem ninguém interferir, nem mesmo dar o poder de decisão a alguém.

Agora, sem propósito, sem confiança, não há força, não há energia e nem realização de verdade. Para conquistar autoconfiança é necessário ser mais decidido ou no mínimo deixando de ser tão influenciável. E para exercitar isso, podemos parar de contar tanto nossa vida para os outros e principalmente parar de reclamar.

 Parar é não fazer mesmo, pois podemos até enganar os outros não falando, mas nos enganamos sentindo. De nada adianta não falar e continuar sofrendo sozinho. É bom agir assim, pelo menos até nos sentirmos mais confiantes em nós. Começando pela tomada de pequenas decisões, e encorajando-se para tomar as maiores.

Deixar de ser dependente da felicidade e do bem-estar dos outros, para sentir que somos capazes e felizes, por nós mesmos.Parar de ficar vendo injustiça por todos os lados. O mundo só se torna injusto para quem não tem firmeza nas atitudes, para quem não mantém foco nas metas e dispersa muito, influenciando-se por qualquer coisa.

E por fim, assumir um compromisso com nós mesmos, sabendo que somos capazes e que podemos confiar plenamente em nós, também ajuda e muito.De nada adianta querer algo e deixar à mercê de alguém ou do universo para que isto se resolva... É necessário querer, fazer, cultivar e confiar para acontecer!"

Autora: Cátia Bazzan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...