1 de dezembro de 2010

Os lobos - por Derek Lin


– "Mestre, preciso de sua ajuda. Eu não sei mais o que fazer.

– O que lhe parece ser o problema? Perguntou o sábio.

– Estou tendo muita dificuldade em controlar minha raiva, disse o visitante. É o jeito que as pessoas são. Eu as vejo criticando os outros enquanto estão totalmente cegos para seus próprios defeitos. Eu não quero criticá-los para não ser como eles, mas isto realmente me irrita.

– Eu compreendo, disse o sábio. Mas diga-me uma coisa primeiro. Não foi você que escapou por pouco da morte no ano passado?

– Sim, confirmou o visitante. Foi uma experiência terrível. Eu me aventurei muito longe na floresta, e fui cercado por um bando de lobos esfomeados.

– E o que você fez?

– Eu subi numa árvore quando eles estavam correndo em minha direção. Eram lobos grandes, e eu não tenho nenhuma dúvida de que me poderiam me fazer em pedaços.

– Então, você ficou preso?

– Sim. Eu sabia que não poderia ficar lá por muito tempo, sem água e sem comida, e ficava esperando que eles diminuíssem sua atenção. Quando percebia que seria seguro, eu pulava até o chão e corria como um louco até a próxima árvore, e subia de novo.

– Parece que foi uma provação muito difícil.

– Sim, durou dois dias. Eu pensei que fosse morrer. Por sorte, um grupo de caçadores se aproximou depois que eu cheguei um pouco mais perto da vila. Os lobos se espalharam e eu me salvei.

– Estou curioso sobre uma coisa, disse o sábio. Durante sua experiência, você se sentiu ofendido pelos lobos?

– Como? Ofendido?

– Sim. Você se sentiu ofendido ou insultado pelos lobos?

– Claro que não, Mestre. Este pensamento nunca me passou pela cabeça.

– Como não? Eles queriam morde-lo, não queriam? Eles queriam matá-lo, não queriam?

– Sim, mas... Isto é o que os lobos fazem! Eles estavam sendo conforme sua natureza. Seria um absurdo que eu encarasse isso como uma ofensa.

– Ótimo! Agora vamos conservar este pensamento enquanto examinamos sua pergunta. Criticar os outros enquanto permanecem cegos para os próprios defeitos é uma coisa que muitas pessoas fazem. Pode-se até dizer que é uma coisa que todos nos fazemos de vez em quando. De certa forma, é um lobo voraz que vive em cada um de nós.

Quando os lobos mostram suas presas e o ameaçam não se deve ficar parado. Você certamente deve proteger-se fugindo deles tanto quanto possível. Da mesma forma, quando as pessoas o perturbarem com críticas maldosas, você não deve aceitar isso passivamente. Você deve proteger-se, distanciando-se o quanto possível.

O aspecto crucial é que isto deve ser feito sem que se sinta ofendido ou insultado, por que essas pessoas estão apenas sendo elas mesmas. É da natureza delas serem críticas e cheia de julgamentos, de modo que seria um absurdo ficarmos ofendidos, e seria inútil ficarmos bravos.

A próxima vez que os lobos esfomeados na pele de homens correrem atrás de você, lembre-se: é o jeito que as pessoas são - exatamente como você disse assim que chegou."


Por Derek Lin
www.taoism.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...