22 de dezembro de 2010

2010 chega ao fim! a viagem para o despertar da nova consciencia continua! de Mariangela Barreto

 
2010 chega ao fim, um momento ideal para fazer uma pausa e profunda reflexão, um balanço das experiências e aprendizados, tantas coisas para refletir a partir deste incrível e marcante ano.

Inicialmente percebo que é muito difícil olhar para minhas vivências desvinculadas das mudanças e transformações aceleradas que acontecem no mundo.

Na área tecnológica, a internet torna-se uma ferramenta possante e imprescindível nesta revolução que altera o comportamento das pessoas, acelera os questionamentos e torna o conhecimento acessível e transparente. Somos todos um, cada vez mais interligados nesta rede virtual que aproxima a humanidade..Mas individualmente, quanto avancei neste maravilhoso caminho de volta para a alma, no reencontro com o Eu Sou em mim e o despertar da consciência?

Tenho lido, refletido e praticado os ensinamentos dos livros de Eckhart Tolle,* faço meditação e utilizo a respiração como fontes e suportes constantes de conhecimento e apoio.. Entre tantas coisas, tenho obtido compreensão profunda de que eu realmente não sou meus pensamentos, nem minhas emoções. 

Tenho aprendido que o ego alimenta-se de conflito, de luta, de competição, comparações, ressentimentos..e que através da identificação e da nossa completa inconsciência o fortalecemos como entidade!Aprendo que "no momento presente, no agora o ego se dissolve, na consciência desperta o ego não sobrevive, quando reconhecido o ego enfraquece"!!!!e nos permite sentir a leveza interior, tranquilidade e imensa paz!

Utilizando a meditação, aprendo a vivenciar na prática a maravilhosa magia do silencio....e facilita identificar o momento em que as emoções e pensamentos atuam, capturando-me, lançando-me no fluxo incessante, possuindo-me. Entretanto, através deste indelével e fugaz entendimento, juntamente com a imediata conexão com o momento presente, é que acontece o choque de consciência, o ego enfraquece a identidade.. e acontece o resgate e fortalecimento da presença...

O antiquíssimo padrão mental ao qual somos submetidos coletivamente, dificulta o reconhecimento da voz do ego na nossa cabeça, falando, comandando através de pensamentos contínuos, emergindo e vinculando as emoções as quais assumimos em completa identificação.. O ego quer sempre ter razão, quer sempre mais atenção, importância, controle, poder e se alimenta destes pretextos para implementar contendas e conflitos, acender terríveis situações de mágoas, raivas e destruição...mas agora minha escolha e minha prioridade de vida é ser feliz.

Com este entendimento exercito a prática e saboreio a deliciosa experiencia de não mais querer ter razão a qualquer custo. Antes de reagir as situações, observo se as atitudes/reações frente as situações aproximam ou distanciam-me dos meus objetivos. Esta prática tem um resultado interior fantástico, principalmente porque não implica em reprimir, mas em compreender e trabalhar nossas emoções com assertividade e a favor do nosso processo evolutivo. Afinal,somos hóspedes temporários deste mundo maravilhoso, então aproveitemos e aprendamos a viver com qualidade entendendo que pensamentos geram sentimento/emoções, que geram ações e consequências, ser feliz ou ter razão é uma questão de escolha, é compreender e seguir sempre em frente confiante apesar das incertezas.

Vivemos muitos papéis que nos dão sensação de identidade. Levamos esta identificação tão a sério que torna-se muito difícil dissociá-la da profunda inconsciência em que estamos mergulhados. Padrões condicionados através das tradições culturais, comportamentais, imagens conceituais geradas pela mente que nos fazem agir e acreditar sem questionamentos. Mas são as inquietações que nos conduzem a buscar saídas e alternativas, é o ser em sí revolvendo-se e necessitando revelar-se.. estamos no caminho e isto é fantástico...

2010 chega ao fim.. estou despertando.. minha viagem continua.. !!! Boas Festas e ótima viagem para todos!!!

(*O poder do Agora; O despertar de uma nova consciência de Eckhart Tolle, editora Sextante.)

Autor:Mariangela Barreto
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=24618

2 comentários:

  1. Esse livro é excelente Mariângela!!!
    Obrigada por me fazer lembrar do que li!
    Desejo que você receba do Menino Jesus de presente de Natal as melhores bénçãos e que em 2011 você brilhe cada vez mais e mais! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sandra, é um livro maravilhoso, grandes ensinamentos.. beijos para vc querida, um natal feliz e um 2011 cheio de realizações e muitas felicidades.. beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...