27 de fevereiro de 2012

FRUSTRAÇÃO!



" Vc sabe lidar com isso? Quando e por que nos frustramos? Quando criamos “Expectativas” em relação a algo ou alguém.

Temos nosso jeito de ver as coisas, de reagir frente a determinadas situações da vida e, nos parece que essa é a forma certa, que não pode ser de outro jeito. Então, cada vez que alguém pensa ou age diferente da gente, isso nos causa estranhamento, conflito e muitas vezes frustração.

Sempre que conhecemos alguém, e a relação evolui um pouco, já começamos a criar expectativas em relação a essa pessoa. Seja no lado pessoal ou profissional, então, toda vez que essa pessoa age diferente da forma que esperamos ou, pensamos ser a correta, nos frustramos.

Quando temos um sonho, criamos um projeto de vida pessoal ou profissional, e as coisas não saem exatamente da forma que esperamos, nos frustramos.
Alguns reagem muito bem, se dão conta de que esse tipo de coisa acontece e lidam muito bem com essa frustração. 
Mas outros, ficam remoendo a situação, o sentimento de mágoa e desapontamento, durante muito tempo. Tanto, que acabam transformando toda essa sensação em bloqueios para tentativas futuras.

Se a questão for amorosa, preferem não se envolver com mais ninguém. Se for relacionada a amigos, tornam-se tremendamente desconfiados em relação a novas amizades. Se for no âmbito profissional, não arriscam-se em novos projetos, tudo por medo de se frustrarem novamente.

A frustração existe sempre que houver expectativas, portanto, o que precisamos aprender, é que em todas as situações da nossa vida, podemos sonhar, ter nossas idéias, pensamentos e crenças. Mas precisamos saber também, que nem sempre serão compatíveis com os sonhos, idéias, pensamentos e crenças dos outros. 
Que muitas vezes, o crescimento está justamente no conflito de idéias, na troca, nos desafios, nas situações que exigem de nós flexibilidade e capacidade de mudar sempre.
Precisamos aprender a lição da água, que ultrapassa qualquer obstáculo. Por um lado, pelo outro, por cima, por baixo, por um mínimo buraquinho às vezes, mas de uma forma ou de outra, ela se molda, até conseguir seguir adiante.
 Dessa forma, a frustração pouquíssimas vezes nos atingirá."


 Claudete Loth - terapeuta holística

7 comentários:

  1. Que linda e esclarecedora mensagem...sempre esperamos demais dos outros e sofremos. Cada um é como é, único!
    Tenha uma excelente semana de luz!♥
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,

    é verdade, expectativas são complicadas e inuteis.. deixar fluir é a solução... beijos!

    ResponderExcluir
  3. É, realmente não devemos idealizar as pessoas e nem esperar que elas pensem como nós.
    Um abraço da Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica,

      verdade querida... é deixar fluir tudo como a água.. beijos!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu já me senti algumas vezes frustrada e foi de cortar a alma. O que mais me causou esta sensação tão ruim foi quanto a justiça brasileira. De resto, não sou neurotica e nem quero o que não posso ter. Eu só espero o que for justo.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym,

      muito sábia esta decisão e postura... beijos no coração, querida!

      Excluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...