8 de agosto de 2019

Abraçando a sua totalidade por Deepak Chopra

"A natureza essencial do universo é a convivência dos opostos. Você não pode ser virtuoso se você não tem a capacidade para o mal. Você não pode ser sábio se você não tem um tolo interior. E você não pode ser generoso se você não tem uma pessoa mesquinha dentro de você. Na verdade, as pessoas mais iluminadas são aquelas que aceitam a sua própria ambigüidade e pleno potencial para a luz e as trevas. Como observaram os antigos sábios védica, ” a medida da sua iluminação está no seu nível de conforto com os seus próprios paradoxos.”

O primeiro passo para deixar de projetar é ver quando você está fazendo isso. A negatividade é uma pista importante que você está projetando, pois a projeção nunca é neutra. Expressa-se como energia negativa porque o que está a disfarçar é negativo.

Entre em contato com seus sentimentos escondidos. No momento em que você perceber que pode estar projetando um sentimento oculto, sintonize o que é esse sentimento. Não demore porque a oportunidade vai rapidamente evaporar. Pouco antes de usar a sua defesa, sinta o que não quer sentir. Pergunta a ti mesmo, o que estou a sentir agora? E Repare nas sensações em seu corpo. Os sentimentos são assim nomeados porque todo ele habita em nosso corpo. A nossa mente pode tentar racionalizar ou ignorar os sentimentos, mas o corpo nunca mente. Para se conectar com seus sentimentos, você precisará estar alerta, disposto, aberto, honesto, e corajoso.

Faça as pazes com os seus sentimentos. Uma vez que você esteja em contato com seus sentimentos, reconheça-os. Não os ataque, não se lamente, tente mudá-los, ou até mesmo tentar sentir-se “bem” sobre os seus sentimentos indesejados. Todas estas estratégias reforçam a negação da sua vida interior autêntica. Os sentimentos têm sentimentos, e eles sabem quando são indesejados e vão cooperar indo para o subsolo. O medo coopera ao tentar esconder-se. A raiva coopera fingindo que não existe. É impossível aceitar um sentimento indesejado, e até que você simplesmente permita e reconheça um sentimento, ele vai persistir. É tudo o que precisas de fazer. Diz o teu sentimento: ” Eu vejo-te. Você me pertence.”

À medida que você pratica reconhecendo seus sentimentos, eles vão começar a se sentir menos indesejados e depois começarão a te contar a sua história. Cada sentimento contém uma história: ” Eu sou desta forma por uma razão.” esteja receptivo à história que emerge, não importa qual seja. A maioria das histórias dolorosas de culpa, vergonha, ressentimento, inferioridade e outras negatividades primárias estão enraizadas na infância. Imagine a criança pequena que você foi e, o melhor que puder, seja gentil e aceitando. Lembre-se de que você tinha uma razão válida para negar ou rejeitar um sentimento ou aspecto de si mesmo. Como adulto você não precisa mais se proteger de uma infância que já se foi há muito tempo.

Agora você pode experimentar toda a gama de suas emoções em total segurança, sabendo que você não é uma criança ameaçada, mas um espírito magnífico. Quanto mais você pratica permitindo seus sentimentos, mais paz, amor, e auto-aceitação vai se expandir na sua experiência."
Deepak Chopra
https://adavai.wordpress.com/2019/08/08/texto-de-deepak-chopra-08-08-19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...