"Hoje o sintoma que escolhi é: perder o equilíbrio quando uma pessoa não pode dizer aquilo que pensa em uma discussão.
Semana passada este foi o problema que chamou minha atenção em um twitter anônimo publicado no site do livro O Efeito Sombra. A pessoa publicou exatamente a seguinte frase: "Minha sombra é perder o equilíbrio quando não posso dizer o que penso em uma discussão".
Vamos entender agora uma verdade universal que, aparentemente, poucos de nós aprendemos na infância e juventude: não existe modo de vencer uma discussão.
Deixe-me repetir isso para que fique claro como cristal em sua mente, e você comece a repetir isso dia e noite, até estar convencido, ou convencida, de uma vez por todas: não existe nenhum modo de você vencer uma discussão. Nunca. Jamais.
Dizer o que você pensa, ou sentir que tem algo a dizer que vai "calar a boca" da outra pessoa e mudar o comportamento dela é algo que só existe em raríssimas situações. E tenho que dizer que jamais vi isso funcionar para nenhum relacionamento importante - exceto em emergências e situações que demandem ação imediata - Mas não é sobre isso que estamos falando aqui.
Portanto, quando você perde o equilíbrio em uma discussão, isso acontece porque você está partindo da falsa premissa de que precisa vencer a discussão - o que é impossível. Até porque, se você sair de uma discussão com a sensação de vitória, a outra pessoa vai sentir-se derrotada e você a terá perdido.
Além disso, ela pode até concordar com sua análise racional, mas isso não significa que abraçará sua causa, porque ninguém gosta de sentir que uma outra pessoa pisou nela, derrubou suas crenças e a tornou inferior, por qualquer motivo - mesmo que com lógica.
Mas note que perder o equilíbrio quando não se pode dizer o que pensa em uma discussão não é sombra - apenas um sintoma de sombra. E sombras escolhem aparecer pelas rachaduras que existem em nosso comportamento - rachaduras que existem devido a supostas "verdades" aprendidas mas completamente irracionais - como achar que se pode vencer uma discussão, por exemplo.
Ao internalizar o fato de que nenhuma discussão pode ser vencida, você começa a entender a importância em deixar todas as discussões de lado e associar-se a outra pessoa, mesmo que seja sua desafeta, para que ambas possam encontrar uma saída que seja boa para os dois lados. Uma solução verdadeiramente ganha-ganha."
Aldo Novak - http://www.aldonovak.com.br/
Excelente análise!
ResponderExcluirEstava lendo esse livro, dei uma parada, mas depois desse post vou retomar a leitura asap.
bjs querida
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//
Beijos amiga...
Excluir