11 de abril de 2012

Conseqüências e vantagens da mente clara...


 (...)"A mente reativa reage ao que está condicionada e aos instintos. Prioritariamente, ela tenta se defender, por isso sempre foca problemas e dificuldades. Por ser uma mente que gera pouca satisfação, ela busca compensação através dos desejos e fantasias que cria continuamente. Como conseqüência, poucas vezes foca a realidade e raramente se mantém no presente, no que acontece no aqui e agora. 

E a mente clara? A mente só é clara quando consegue focar o presente em sua simplicidade. No exemplo do texto o homem decidiu focar o gosto e o cheiro do café especial que estava tomando. Uma atitude simples e COERENTE com a escolha feita. A mente clara é assim: após feita a escolha, ela se mantém no presente, usufruindo da escolha e intensificando a vida. A prioridade não é se defender, e sim usufruir do que foi escolhido para viver.
O homem decidiu realizar o desejo de tomar o café. Comprou o café e enquanto a mente reativa o dominou, ele esteve distante, preso em seus pensamentos, problemas, desejos e fantasias. Praticamente não sentiu o gosto do meio copo de café que tomou.

Quando a mente clara entrou em ação, ele agiu com simplicidade. Prestou atenção ao café, cheiro e gosto. Tomou-o em pequenos goles e para intensificar o prazer manteve-o na boca por algum tempo. Em pouco tempo estava satisfeito por ter tido muita satisfação.

Vamos pensar em duas conseqüências práticas. Primeiro: o homem poderia ter tomado somente meio copo de café e ingerido menos calorias. Teria ficado muito satisfeito e “menos gordo”. A mente clara permite que fiquemos satisfeitos/saciados com menos.
Segunda conseqüência: como chegamos mais facilmente à satisfação, é mais fácil de promover a solidariedade. Se meio copo de café trouxe a saciedade para aquele homem, ele pode compartilhar a outra metade com alguém. A solidariedade deixa de ser algo moral e passa a ser uma prática viável e simples.

Um dos maiores estimuladores do egoísmo é a falta de satisfação do ser humano, que o faz querer e necessitar de mais e mais. A mente clara, ao permitir maior satisfação, ajuda a tornar as pessoas mais propícias a compartilhar.

A mente clara é uma mente coerente e simples, focada no presente. Esse é um dos maiores segredos de uma vida intensa e bem vivida."

Autor:Regis Mesquita, psicólogo e terapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...