7 de novembro de 2010

(In) Tolerância nossa do dia a dia


"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

Vamos falar um pouco da tolerância, este importante contraponto para nosso equilíbrio interior, para o nosso bem estar. Afinal,o mundo não vai mudar de acordo com o que desejamos, aceitamos ou queremos, mas é nossa postura em relação ao mundo, as situações e pessoas tão diferentes de quem somos, que vai fazer a grande diferença, isto vai. Primeiro precisamos entender um pouco o que é tolerância? Não é minha intenção promover um aprofundamento complexo, mas simplesmente elaborar uma pequena reflexão. Tolerância é uma palavra oriunda do latim, tolerantia, que simplificadamente significa suportar algo, alguma coisa, ou mesmo alguém, capacidade esta interpretada como uma virtude, afinal admitir, aceitar e respeitar formas diferenciadas de pensamentos, atitudes ou preferências num mundo com tantas diferenças de opiniões, atitudes, comportamentos é algo de imensa necessidade, relevância e valor..

A tolerância é uma capacidade humana que podemos e devemos acessar racionalmente, no entanto este exercício nem sempre é tão simples, porque lidamos com fatores outros onde as emoções interferem radicalmente. Este processo de centramento e equilíbrio acontecerá mais facilmente quando emergir naturalmente do nosso interior. Recentemente, numa situação que me exigiu muito auto controle, tive o maravilhoso insight que quanto mais paciência eu simplesmente pedisse, implorasse ao meu Eu Sou, mais situações aconteceriam para adquirí-la. A partir daí entendi que em qualquer circunstância eu deveria simplesmente evitar a resistência, vivenciando o momentum, o agora da situação em si..Numa percepção muito pessoal, entendi que minha atitude deverá ser identificar e tomar consciência da energia emergente, utilizando a preciosa ferramenta da auto-observação e ir em frente.

As vezes e muitas vezes identifico-me excessivamente com determinadas situações, principalmente as inesperadas. Nem sempre fico tão centrada como gostaria, tenho uma característica facilmente identificada como o famoso "pavio curto", mas quando nos encontramos neste maravilhoso e surpreendente caminho do auto-conhecimento, tudo dá certo. Nesta busca aprendemos a nos aceitar, a nos amar, a nos perdoar, recomeçando, avançando, aprendendo, evoluindo num processo continuo onde somos essencialmente responsáveis pelas nossas escolhas.. assim está sempre em nossas mãos evoluir ou estagnar..cada um a seu tempo!

Neste mundo contemporâneo, exigimos muito e queremos tudo para ontem, imaginando que as coisas deverão ser exatamente do nosso jeito e maneira...sonhamos os sonhos e para serem reconhecidos "tem" de vir exatamente daquele jeito como idealizamos no pacote..só que nem sempre é assim, as pessoas não pensam como nós pensamos, nem reagem como gostaríamos que reagissem, o que fazer com isto? Ameaçar, desqualificar pessoas que pensam diferente ou porque as coisas nem sempre acontecem como idealizamos, com atitudes extremistas, neonazistas, violentas, como tristemente aconteceu nesta campanha eleitoral no nosso país? Estas atitudes são filhas da intolerância radical, extrema, de pessoas acostumadas ao imediatismo e falta de uma consciência reflexiva, humana e democrática!! e nós como ficamos diante desta onda intolerante? Reagimos claro, porque e felizmente existem leis e justiça, porque na tolerância encontra-se implicitamente vinculada a compreensão de fatores imprescindíveis: respeito e limite, sobretudo e principalmente quando põe em risco e invade a liberdade e o direito alheio!


Tolerância significa aceitação.. mas não acomodação nociva, ou submissão incondicional a uma situação, idéias ou mesmo pessoas.Tolerância não significa recuo ou ausência de ação.. Lembremo-nos da historinha do mercador que não amarrou os camelos porque dizia que confiava tanto em Deus que os camelos não fugiriam.. no dia seguinte os camelos tinham fugido.. e Deus simplesmente falou, claro que eu estava cuidando dos animais, mas precisava das tuas mãos para amarrar as cordas!!!!! é simples, precisamos fazer a nossa parte, entendendo que o respeito é UM dos fundamentos para o exercício da tolerância e boa convivência, o respeito tem como desdobramentos flexibilidade, a assertividade, uma pessoa verdadeiramente e sinceramente tolerante, torna-se naturalmente fraterna, a partir da sua relação consigo mesmo.

As pessoas com grande capacidade de tolerância, são generosas, e muitas vezes tidas como seres sagrados, especiais.. o Dalai Lama é um grande exemplo na nossa atualidade.. prega a cultura da Paz, da tolerância entre os povos, ele que teve seu país e seu povo dominado pela força através da violência.. Estas pessoas iluminadas, nos ensinam e nos auxiliam com seu exemplo, sua imensa generosidade, o caminho para acessarmos esta capacidade que na realidade está em nós, em nossa alma..Só precisamos acessá-la, mas isto exige sacrifícios do próprio ego e um mergulho profundo e determinante em nós mesmos. No dia a dia a tolerância é imprescindível, a paciência é essencial.. uma conquista interior extraordinária para viver e deixarmos os outros viverem em paz.... com respeito, dignidade, justiça valores imprescindíveis para vida e evolução da humanidade..




Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=24083

Um comentário:

  1. Muiito legaal seu blog
    Dá uma olhada no meu ? http://raizarabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...