17 de agosto de 2010

Síndrome do Mártir -


"Você já reparou que em seu círculo familiar ou de amigos sempre tem aquela pessoa que sofre da síndrome do mártir? Parece nome de uma grave doença não é mesmo? De certa forma não deixa de ser um tipo de doença sim, mas da alma.

Para que você entenda melhor o que quero dizer com síndrome do mártir vou citar alguns comportamentos comuns dessas pessoas.

São excessivamente boazinhas, o que, na minha opinião é louvável, mas nem um pouco saudável.
São pessoas que geralmente dizem sim para tudo mesmo que isso signifique abrir mão de algo muito importante para si.
Também são pessoas que estão quase sempre envolvidas com os problemas do marido, da esposa, da família, dos vizinhos, dos amigos, do cachorro, do gato...

Tenho observado em consultório que na maioria das vezes estão tão envolvidas com os problemas alheios, que acabam esquecendo ? se das pessoas mais importantes do mundo: elas próprias.

Isso acontece pois na correria do dia a dia entram literalmente no piloto automático e não se dão conta de que na medida que se doam de forma tão desordenada, acabam sendo muito ruins consigo mesmas.E o mais interessante é que agindo assim imaginam estar acumulando bônus com o plano superior.

Quero aqui fazer um parêntese e deixar claro que acredito muito que doação e as boas intenções são válidas sempre, porém é preciso lembrar que o amor e discernimento precisam seguir de mãos dadas.

Pois bem, se você de alguma forma se identificou com o que foi dito acima, e sente vontade de mudar, faço neste momento um convite para observar o que há por trás disso tudo.

Medite, reflita, observe o que o faz agir desta forma, seja qual for o motivo, você é plenamente capaz de reverter esta situação. Muitas vezes impor limites e dizer alguns ?nãos? é necessário para mantermos a nossa paz interior. 

Perceba que infelizmente não é possível resolver o problema de todos, que bom seria, mas como dizia o Mestre Jesus ?A cada um será dado conforme suas obras?.

Sendo assim, respeite o aprendizado do próximo, tenha compaixão sim, mas foque sua atenção maior e seu amor para você mesmo, para a sua evolução espiritual. Procure aprender pelo amor e não pela dor e livre- se desta síndrome do mártir convocando a sua força interior e a força dos seres de luz.

Lembre-se que você é o criador da sua realidade.
Fique certo de que assim você conseguirá ajudar as pessoas muito mais do que imagina, além de tornar sua vida muito mais leve e feliz!

Namastê!"

Carla Correia - Terapeuta Holística, Mestre Reiki e Psicoterapeuta Reencarnacionista

2 comentários:

  1. já vivi a síndrome do Mártir (tive enxaquecas..várias dores ao longo do tempos sem saber o pq...)depois somatizou...ai foi péssimo!Mais parei para me entender...
    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. OM,

    que bom que voce parou para refletir ..porque nada resolveremos carregando as dores dos outros, além do mais ajudamos melhor quando estamos bem conosco mesmos..afinal como diz o texto nas palavras do mestre jesus: a cada um será dado conforme suas obras!!
    abraços fraternos!

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...