22 de junho de 2016

Transformar o sofrimento em paz...por Eckhart Tolle


"Quando não há saída, ainda existe uma forma de passar. 
Por isso não se afaste da dor. Enfrente-a. Sinta-a plenamente. 
Sinta-a - não pense no assunto. Expresse-o se for necessário, mas não elabore um guião na sua mente à volta da questão. Dê toda a sua atenção ao sentimento, não á pessoa, ao acontecimento ou à situação que parece tê-lo provocado.

Não deixe que a mente utilize a dor para gerar uma identidade de vítima a partir disso. Sentir pena de si próprio e contar a sua história às outras pessoas vai mantê-lo preso no sofrimento. 

Dado ser impossível fugir do sentimento, a única possibilidade de mudança é entrar nele. De outro modo, nada se alterará.
Assim sendo, dê toda a sua atenção àquilo que sente e coíba-se de o rotular mentalmente. 
Conforme vai entrando no sentimento, esteja intensamente alerta.

No inicio, pode parecer-lhe um lugar escuro e aterrorizador e quando a vontade de se afastar dele vier, observe-o mas não aja de acordo com ele. Continue a manter a sua atenção na dor, continue a sentir a tristeza, o medo, o terror, a solidão, seja o que for.

Mantenha-se alerta, mantenha-se presente, presente com todo o seu Ser, com cada célula do seu corpo. Ao fazê-lo, está a trazer a luz para esta escuridão. É esta a chama da sua consciência."

Eckhart Tolle em português

3 comentários:

  1. Olá, gostei bastante do texto e reparei que ele se parece um pouco com um que eu escrevi. Postarei ele aqui se me permitir. Não é nenhuma obra literária nem nada do tipo, é que me deu vontade e eu escrevi.


    É possível que exista um lado bom na tristeza? Reparei em alguns detalhes em um dia que estive triste, surgiram-me ideias estranhas sobre isso. Quero dizer que, se uma pessoa se encontra nesse estado, ela claramente não vai sentir um sentimento bom, muito pelo contrário, a tristeza abre portas para problemas como a depressão, fobias, auto mutilação e etc., levando as pessoas à sintomas que todo mundo já conhece. Uma das ideias alternativa que eu tive foi a seguinte: E se a pessoa que estiver passando ou que já passou por um problema, como por exemplo a perde de alguém próximo, e que vá adquirir automaticamente esse sentimento, se beneficiar? Ela provavelmente não terá ideia de como se sentir triste pode acabar a ajudando. Oras mas como isso é possível? Simples, não é que ela vai aprender com o que ocorreu ou se acostumar com as coisas ruins que acontece. A pessoa que passa pela tristeza acaba tendo a oportunidade de refletir sobre o que ocorre naquele momento, de achar o significado por trás do sentimento e não do ocorrido. O que você pode encontrar além das lágrimas é uma alavanca que abrirá portas de sabedoria e com isso aprender a lidar com qualquer outro problema. Tá legal, mas podemos resumir tudo isso em uma simples frase: Erguer a cabeça e seguir em frente. Não, porque o significado bom da tristeza não se encaixa nisso. Nesse caso a pessoa não vai ter a oportunidade de estudar em cima desse sentimento, ela vai ter que superar tudo isso da forma popular, do jeito mais fácil e que todo mundo faz. É bem complexo de entender, tendo em vista que as pessoas sempre seguem a regra básica das coisas (o que é mais simples e o que está mais próximo) o que, infelizmente, acabam por desperdiçar diferentes e melhores formas de resolução, seja de sentimentos, problemas ou qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius,
      gostei muito da tua reflexão, é bem complexo entender racionalmente este sentimento tão intenso. Sentir, aceitar, confiar e agradecer porque tudo é lição e aprendizado para nossa evolução. Obrigada por compartilhar, grata pela visita... Namastê.

      Excluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...