12 de agosto de 2011

Viver sem medo! [é possivel !!]

"Segundo a “Grande Enciclopédia Larousse Cultural”, o medo é um sentimento de inquietação, de apreensão em face a um perigo iminente, real ou imaginário. O medo é inicialmente apenas um pensamento negativo na mente até que seja internalizado mediante uma preocupação, gerando um sentimento negativo. 

Ao se transformar em emoção forte e dominante, gera uma onda de energia poderosa que impressiona o subconsciente, sede de toda criação. Assegure-se de manter sempre seus medos e temores sob controle.

O temor e a dúvida caminham lado a lado e representam obstáculos poderosos que precisam ser dominados. A maneira como lidamos com esses vilões da mente pode intensificar reações negativas em cadeia que se transformam em um círculo vicioso que cria e recria, justamente o que não queremos. 

Além de anular a possibilidade da criação intencional, podem reforçar ideias conflitantes capazes de atrair fatores adversos, reproduzindo indefinidamente o mal em nós.

O instinto do medo é algo que faz parte de nossa natureza e não podemos erradicá-lo definitivamente. No entanto, a maneira com que lidamos com ele, pode amenizar muitos dos seus efeitos nocivos. Uma vez que você domine seus temores, começará a gerenciar melhor suas emoções adquirindo poder para manifestar coisas boas e positivas em sua vida. 

Para obter autocontrole e se tornar capaz de gerenciar melhor seus temores, você precisa reconhecê-los e compreendê-los, transformando-os em aliados ao seu crescimento.

Vejamos...
Na verdade, todo medo em você representa uma mensagem do inconsciente, resultante da soma de suas crenças adquiridas ao longo da vida, mediante o contato com o meio social.

 Obviamente existem medos necessários, diretamente relacionados à preservação da vida, tais como: o medo de altura, o medo da morte etc. Por outro lado, existem muitos medos infundados, incutidos profundamente no subconsciente. 

Esses são os vilões que minam a energia criativa e precisam ser subjugados, um a um.Se você quer crescer, ampliando sua consciência para ser mais, precisa urgentemente trabalhar na sublimação dos seus medos, transformando-os de elementos bloqueadores em aliados do seu crescimento.

 Cuidado com os temores persistentes porque eles podem gerar um estado latente de preocupação, transformando-se em “medos crônicos”, extremamente desastrosos. 

Tenha coragem suficiente para “olhar para dentro” e encarar seus medos sem reservas, analisando a natureza de cada um deles. Ao invés de internalizá-los, bote-os pra fora mediante uma ação eficiente da mente consciente.

 Se você tem medo de falar em público, por exemplo, faça um curso de oratória e inicie a prática, ainda que em pequena escala, falando para um pequeno grupo de pessoas conhecidas. Aos poucos a autoconfiança irá aumentando e o medo de falar em público vai sendo superado.

 Talvez você nunca o eliminará completamente, mas conseguirá controlá-lo de forma a torná-lo apenas um pequeno obstáculo ao invés de uma barreira intransponível.

O segredo é sempre encarar seus medos de frente, sejam eles quais forem. Desmistifique-os, analisando de forma racional os que podem ser úteis ao seu crescimento e precisam ser dominados e os inúteis que devem ser descartados. 

Do ponto de vista holístico, o medo é um vampiro emocional que suga a nossa energia boa. Ao mesmo tempo, amplia nosso poder criador de forma destrutiva, condicionando-nos a permanecer imersos no campo de força daquilo que tememos. Tem poder paralisante e talvez seja a causa da maioria dos nossos bloqueios no processo da criação intencional.

A fé e a autoconfiança se traduzem nos opostos da dúvida e do medo. Pratique-os agora, amanhã e a cada novo dia. Você é um ser de hábitos e não pode simplesmente eliminar hábitos nocivos, mas pode - e deve - substituí-los por hábitos construtivos. 

Aceite a sua condição de um ser inacabado em fase de aperfeiçoamento, passível de erros, medos e dúvidas. Mas não deixe jamais que a balança interna que pesa o bem e mal penda definitivamente para o lado errado.

 Faça a sua parte ocupando a mente, sede das emoções, com sentimentos de fé, esperança e entusiasmo. A mudança de percepção do temor para a autoconfiança está em suas mãos; ou melhor: em sua mente." 

Autor: Francisco Ferreira artigo licenciado sob  Licença Creative Commons. 

4 comentários:

  1. Mariangela, muito bom post.

    Como não estou apto e preparado para fazer um comentário de forma evolutiva e consciente, por me sentir muito aquém de alguém consciente, com a vossa permissão, espero poder argumentar algo aqui.
    Vou exercitar o que costumo chamar de "Opinalogia Pitacológica". (dar opiniões, dar pitacos, etc!).

    Lendo, ouvindo e vendo outras pessoas comentando e escrevendo sobre o medo, e até mesmo experimentando-os, parece-me a coisa mais fácil e comum do mundo lidar com eles.
    Mas, até onde percebo, não é assim!

    Tenho comigo Mariangela, que o medo é fruto da ignorância, aquela em que a pessoa não se sabe (percebe) ser outra "coisa" que não o próprio ego.
    Até onde posso 'captar' as coisas, pouco adianta ler um monte de livros, participar de inúmeras palestras/cursos, fazer terapias e exercícios, etc., se o momento da Alma interferir na caminhada cega e trôpega do ego, não chegou.

    Tal pessoa (pouco consciente), caminhará na escuridão e estará preso aos apegos do ego por inúmeras encarnações, e será "experimentado" pelo próprio Ser Interno, como sabemos, de infinitas maneiras e condições, até que este esteja/se encontre em condições de mudar de faixa, de vibração, de grau, de nível, etc.

    Até hoje não fui capaz de captar, não com a mente, obviamente, mas com o Coração, a causa dos medos a não ser na raiz da ignorância.

    Ora, se uma pessoa não se sabe mais do que um corpo físico cheios de reações elétricas e químicas (quando muito), onde um fluxo constante e eterno de pensamentos povoam sua mente quase sempre de forma desordenada e perturbadora, causando-lhe os mais estranhos e incompreensíveis sentimentos e emoções, como ele poderia compreender a origem dos seus medos?
    Dizem os que sabem, que tudo é questão de treino, de práticas, de empenhos e de esforços.
    Mas, a vida humana (viver humano) se tornou ao longo dos séculos, e vai piorando rapidamente, numa verdadeira guerra mental, que é, sabe-se, muito pior do que uma guerra atômica.

    Diante disso, como alguém que, por exemplo, sente medo, enfrentará (lidará) com 'algo' para o qual não compreende a causa, a origem e muito menos porque de sua existência, ainda que ilusória e tão somente humana? - (mesmo no astral e ou no mental).
    Creio não ser possível!

    Pra mim é isso: quem sente medo, qualquer medo, é porque ignora a Impermanência das "coisas". Não chegou naquele 'ponto' em que seja possível captar o que ele É, em Essência!
    Dessa maneira, por mais que ele tente se libertar dos condicionamentos, prisões, apegos e ilusões, sem força interior e um 'certo controle' dos pensamentos, ele estará sujeito ao que dá e recebe do mundo exterior; isto é, às Leis que regulam e controlam a Vida num Todo. Aqui no caso, o Karma.

    Sim, o Karma não é uma lei rígida, mas dinâmica, e , existem incontáveis outras Superiores e mais elevadas. Mas, para enfrentar/dissolver/transmutar o medo e outras tantas energias e ilusões da mente humana, não seria o caso da Intervenção do Eu Superior como única forma de transcender isso?
    Ou eu estou falando mais bobagens?
    Ou as coisas 'ainda' estão obscuras e confusas para mim?

    Gosto de chamar isso de "Intervenção", como aprendi (Li) nos livros de Paul Brunton, de a Graça Divina. - Desculpe pelo excesso de palavras!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gilmar,

    Excelente exposição!realmente não é facil lidar com o medo,principalmente entender origem e raizes..

    Compartilho com você e acredito que o conhecimento seja fundamental principalmente se aliado ao processo de autoconhecimento,que vai além da intellectualização..num reencontro com o ser interior.

    Penso que a intenção do autor do texto postado, foi chamar a atenção para a necessidade de "olhar para dentro",e implementar mudanças de percepções da consciencia, porque avançar ou não, é uma busca individual com motivações atreladas ao nível evolutivo do ser cada um..

    Admiro muito a obra de Paul Brunton um grande mestre! parabéns pelo seu discernimento e pelo riquissimo comentário.. apareça mais vezes..vamos compartilhar este conhecimento maravilhoso e enriquecedor,

    Namastê!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Incrível como hoje falo também um pouco sobre isso... num conto que escrevi...
    Endosso as palavras fundamentadas do seu post...
    Tenha um dia abençoado e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga,

    Medo, é possivel sublimá-lo... atraves do entendimento de nós mesmos..num profundo exercicio de autoconhecimento..

    beijos

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...