2 de agosto de 2011

Viver sem Temor! por Jiddu Krishnamurti

"O MEDO é a própria natureza do "eu" porque o "eu" se vê continuamente ameaçado, de diferentes maneiras, principalmente nas grandes crises; e como vivemos cheios de medo e não encontramos outra solução, pomo-nos em fuga por caminhos diversos, ou corremos para os lideres políticos, ou religiosos. 
Este problema não pode ser resolvido por nenhum líder e por nenhum dogma. Não há exercito, nação ou idéia que possa trazer a paz ao mundo.

 Quando cada um de nós for capaz de compreender a si mesmo como um processo total - não meramente o problema econômico ou o problema das massas, mas o processo integral de nós mesmos, como indivíduos - então, na compreensão desses processos, surgirá a paz.

 Só então poderá haver segurança. Se pusermos, porém, em primeiro lugar a segurança, se a consideramos como coisa mais importante da vida, nesse caso nunca haverá paz; só escuridão e temor.
SE puderdes, simplesmente, estar cônscio de que vos servis do percebimento, como uma moeda, para comprar alguma coisa, e prosseguirdes deste ponto de partida, começareis então a descobrir todo o processo do vosso pensar, do vosso ser, nas relações da existência.

SE uma pessoa sabe que a verdade não pode ser achada por intermédio de ninguém, de nenhum livro, de nenhuma religião; que a Realidade só se torna existente quando a mente está de todo tranqüila; que a tranqüilidade só pode vir com o autoconhecimento, e que o autoconhecimento não lhe pode ser dado por ninguém mas tem de ser descoberto por ela própria, momento por momento -- então, por certo, aparece uma tranqüilidade mental, que não é morte, mas uma paz realmente criadora, e só então pode surgir o Eterno.

SE a mente está em busca de uma segurança qualquer, oferecida por um líder, uma determinada maneira de viver, uma determinada nacionalidade ou grupo, essa mente só pode criar confusão no mundo, e mais sofrimento, conforme se está vendo na hora atual. 
Importa, pois, cada um de nós descubra, por si mesmo, o que é, mediante o abandono da autoridade, o que é extremamente difícil; e a percepção do que é, o descobrimento do que é, será o processo libertador.

 Como sabeis, porém, quase todos nós temos medo de ficar desprotegidos, completamente sós, e por isso cada um se esquiva a ser um ente emancipado, capaz de descobrir as coisas por si mesmo."

KRISHNAMURTI
Fonte:http://nossaluzinterior.blogspot.com/

4 comentários:

  1. muito legal!

    "autoconhecimento não lhe pode ser dado por ninguém"

    parece simples, mas muitos não entendem, e seguem a vida sem se conhecer.

    xD

    ResponderExcluir
  2. É verdade Mauricio, muitos não entendem mesmo...

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fiz diferentes buscas mas, quando li obras de Krishnamurti fiquei impressionado com a clareza, desmistificação e sinceridade do grande educador, que se dedicou a libertar a humanidade do sofrimento. Uma amiga nossa assistiu uma palestra dele em Brockwood Park, Inglaterra, no final dos anos 70, e disse que foi inesquecível. Atravessei algumas dificuldades, cuidei de minha mãe até ela falecer e hoje, aos 50 anos, vivo só. Voltei a ler e assistir palestras de Jiddu Krishnamurti pelos sites e no YouTube. Estão sendo muito importantes. A Verdade é uma terra sem caminhos, e o autoconhecimento é uma busca permanente. Recomendo três títulos essenciais: A Primeira e Última Liberdade, A Eliminação do Tempo Psicológico e O Futuro da Humanidade. Um abraço, saúde e paz!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ciro,

    admiro demais Krisnamurti, sua mensagem é de uma clareza e sabedoria que enriquece nossa vida.. obrigada pelas referencias

    grande abraço!

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...