26 de junho de 2011

A paz do mundo e a paz interior!


 
"A maior parte dos seres humanos deseja a paz no Mundo. É como um sonho coletivo: nada de guerras, de conflitos originados por preconceitos ou disputas políticas e religiosas.

Entretanto, muitos esquecem de um detalhe: a paz é o resultado de uma construção de pessoas, grupos, comunidades e povos.Ela nasce, muito antes, no coração de cada um de nós.

"A paz do mundo começa em mim. Se tenho amor, com certeza sou feliz. Se faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração".A música do compositor Nando Cordel é uma bela tradução do verdadeiro espírito da paz.Um sentimento que deve estar dentro da alma dos que desejam ver o Mundo mais aprimorado, do ponto de vista moral.

Mas há uma pergunta importante em meio a tudo isso: O que é a paz?E você deve estar se perguntando: Será assim tão importante saber o que é a paz?Claro que sim. Não se pode possuir aquilo que se desconhece. Então, falemos de paz..

Muita gente mistura os conceitos e acredita saber perfeitamente o que é a paz.Alguns confundem paz com silêncio. Outros acreditam que a paz é a ausência de brigas.Outros, ainda, imaginam que estar em paz significa ficar quieto, sem perturbar a quem quer que seja.Finalmente, há os que acreditam que estar em paz é ter dinheiro sobrando para viver uma vida de conforto.

Será que isso é mesmo a paz? Será que essas situações trazem mesmo a tranqüilidade ou são apenas momentos menos tumultuados, com algum conforto material?

Pensemos juntos: paz não é simplesmente ausência de barulho.Muita gente faz silêncio por fora, mas traz a alma sobrecarregada de ruídos. O tormento interno torna a criatura estressada e infeliz.E quem acha que paz é a ausência de brigas e conflitos aparentes também pode estar enganado.Quantas vezes a pessoa fica em silêncio somente porque tem medo de expressar sua opinião? Quantas vezes a raiva está bem camuflada sob uma aparência tranqüila?Quem vê cara, não vê coração, diz a sabedoria popular.

 O mesmo acontece com a paz: nem sempre o rosto expressa o que vai na cabeça ou no coração da pessoa.Em resumo: não se pode confundir paz com preguiça, displicência, comodismo ou covardia.A paz é um estado de espírito permanente. Quem verdadeiramente vive em paz não perturba o mundo e nem se deixa perturbar por ele.

É claro que esse estado mental de completa paz é algo ainda um pouco distante da nossa realidade, mas o nosso papel é o do esforço constante para alcançarmos esse objetivo.E se todo processo inicia em algum momento, como iniciar a conquista da paz?

Nossa sugestão: faça como se fosse um treinamento diário. Um treinamento de autoconhecimento. Principalmente, de auto-educação.Comece reservando algumas horas para você e faça reflexões. Inicie fazendo um levantamento sobre todas as coisas, pessoas e situações que lhe causam irritação.Em seguida, analise as razões porque você se irrita com essas pessoas e situações.Pense em alternativas para não perder a calma. Faça simulações mentais, experimente seus limites, treine a paciência, exercite o equilíbrio.Se fizer assim, possivelmente você estará melhor preparado para quando a situação ocorrer de fato.

 Estabeleça metas a serem alcançadas na conquista da paz.Simultaneamente, exercite hábitos mentais positivos: meditação, boas leituras, relaxamento, músicas suaves.Tudo isso fortalece a atmosfera de paz interior e reforça atitudes mais suaves e serenas.Quando esses hábitos se consolidarem, quando a serenidade for obtida sem esforço, quando for mais fácil permanecer calmo, aí então você será forte candidato a se tornar exemplo para o Mundo.

Exemplo? Sim, amigo leitor: quem deseja a paz do Mundo deve se empenhar para ser exemplo vivo dessa paz.É como uma árvore que, à medida que cresce, vai oferecendo benefícios de flores, perfume, cor e sombra aos que estão nas proximidades.Por isso acredite: quem quer paz, nada exige dos outros. Faz a sua parte em silêncio e aguarda as conseqüências."

Texto da Redação do Momento Espírita.
www.momento.com.br

5 comentários:

  1. Olá, querida Mariângela
    Paz e serenidade pra vc também!!!
    Bjs com votos de uma semana com alegria e amor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida... muita paz e uma linda semana para vc e todos nós ...

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. OI Mariangela, bom dia, sempre, ou melhor todos os dias passo aqui, gosto da seleção de textos que compartilha com todos,e ouvir a musica e tudo de bom, sinto uma serenidade, um silencio interno.....
    abraços, parabéns pelo bom trabalho
    cidalyz

    ResponderExcluir
  4. Oi Cidalyz,

    bom dia.. obrigada pelas carinhosas palavras..fico feliz que gostes dos textos que seleciono..e das músicas..
    tenha uma linda semana com muita luz, paz e serenidade !!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso,bela reflexão 🙏👏👏,bom dia e um abençoando final de semana!💕

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...