27 de novembro de 2013

Otimismo.....por Elisabeth Cavalcante/Osho


"Uma mente positiva é, sem dúvida, um passo fundamental para alcançarmos a vitória sobre nosso lado obscuro. 
No trabalho interior devemos, a cada momento, cultivar a certeza de que alcançaremos nosso objetivo se nos empenharmos com sinceridade na busca de nosso verdadeiro ser.

Empenhar-se não significa agir de modo desesperado ou insano, indo de um lado para outro à procura de algum mestre ou guru que nos dê, de repente, a fórmula mágica da felicidade.
 A base da busca deve ser uma motivação profunda e uma confiança absoluta de que a existência se encarregará, no momento em que estivermos prontos, de colocar em nosso caminho a pessoa mais adequada para nos apontar uma luz na escuridão.

Sem esta certeza qualquer procura se torna estéril, visto que continuaremos correndo em todas as direções, sem de fato nos concentrarmos em nenhuma. 
O medo da entrega faz com que sempre acabemos por encontrar algum motivo para adiá-la. Neste quesito a mente é mestra em arrumar desculpas que justifiquem nossa resistência. Ter consciência deste processo é essencial para vencer a negatividade que nos impede de alcançar a vitória sobre a angústia e o sofrimento." 

(...) "Assim, ser otimista é uma necessidade básica. Carregue esta certeza com você de que se alguém experienciou a paz, se alguém experienciou a felicidade, então isto também é possível para você. Não se humilhe sendo pessimista. Ser pessimista é insultar a si mesmo. Isto significa que você não se vê como merecedor de experienciar a verdade. E eu lhe digo: você é merecedor e certamente irá alcançá-la.
... No mundo exterior é possível abordar alguma coisa com otimismo e não ser bem sucedido. Mas no mundo interior, o otimismo é um dispositivo muito útil. Quando você está cheio de otimismo, todas as células de seu corpo são preenchidas com otimismo, todos os poros de sua pele são preenchidos com otimismo, toda respiração é preenchida com otimismo, todo pensamento é realçado com otimismo, toda a sua energia vital pulsa com otimismo e a batida de seu coração espalha otimismo. Quando todo o seu Ser está preenchido com otimismo, isto cria um clima dentro de você no qual o sublime pode acontecer. 

O pessimismo também cria uma personalidade, um caráter em que toda célula está chorando, está triste, está cansada, está em desespero, sem vida, como se estivesse vivendo apenas aparentemente, mas estivesse morto em espírito. 

.... Eu gostaria de também dizer que, após muitos anos de experiência, eu cheguei à conclusão que a negatividade do homem pode ser tão forte que mesmo que ele comece a alcançar alguma coisa, é possível que ele não seja capaz de ver, devido à sua negatividade. (...)

Se você experienciar, ainda que seja o menor raio de silêncio, considere que você viu todo o sol, pois mesmo a menor experiência de luz irá ajudá-lo a alcançar o sol. Se eu estou sentado numa sala escura e vejo um fino raio de luz, existem duas maneiras de eu me relacionar com isto. Eu posso dizer, ‘O que é este pequeno raio de luz comparado com a profunda escuridão que me cerca? O que pode um pequeno raio de luz fazer? Existe muita escuridão por toda a minha volta.’

A outra maneira seria pensar, ‘Apesar de toda esta escuridão, existe pelo menos um raio de luz disponível para mim e se eu caminhar em direção a ele, eu poderei chegar até onde o sol está’. É por isto que estou lhe dizendo para não pensar a respeito da escuridão. Se existir pelo menos o mais lânguido e minúsculo raio de luz, concentre-se nele. Isto fará crescer uma visão positiva dentro de você."

  The Quest - Osho Transformation Tarot
Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=7407

2 comentários:

  1. Que ótima mensagem, o otimismo recria células saudáveis, positivas, elas são renovadas em nosso organismo a cada trinta dias, portanto mesmo que estejamos nos sentindo pessimista podemos mudar essa situação com um pouco de paciência e isso muda tudo, cura doenças, traz prosperidade evita depressão, etc.Já fiz essa experiência e deu certo!
    Abraços e tenhas uma linda tarde!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ivone, otimismo é tudo de bom.... beijos amiga..

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...