22 de julho de 2012

A plenitude está além da sombra por Deepak Chopra


" Seres humanos vêm lutando contra a sombra há incontáveis séculos, mas, até onde sei, a sombra nunca foi derrotada. Os únicos que conquistam a sombra não lutam com ela; eles a transcendem. Quando você transcende, vai além. Na vida diária, transcendemos o tempo todo. Por exemplo, quando uma mãe vê o filho pequeno sendo manhoso e exigente, ela não cede para as condições da criança. Percebe que ele está cansado e precisa dormir. O que ela fez? Ela transcendeu o nível do problema, passando a um nível onde encontrará a solução. Isso faz surgir uma verdade espiritual: o nível do problema nunca é o nível da solução. 

Instintivamente, sabemos disso, no entanto, aplicar essa atitude nos dá tristeza. Nossas fantasias nos forçam a descobrir qual é o lado bom e qual é o ruim, na esperança de que ao escolhermos o lado vencedor a vitória seja total. Nunca é. Todo dilema tem dois lados. Toda guerra disputada em nome de Deus depende de uma ilusão, porque o outro lado também confia em Deus. (Será que algum exército já adotou o lema "A vitória é nossa porque Deus não está do nosso lado"?)
Os inimigos da transcendência vão direto às mãos da sombra. Você está escolhendo não transcender quando reluta no mesmo nível do problema. Considere o seguinte:
 * Você tem uma dor crônica: em vez de ir ao médico, toma mais analgésicos. 
 * Quando ouve dizer que alguém não gosta de você, encontra motivos para desgostar daquela pessoa. 
* Seu filho está brigando com outra criança na escola: você tem certeza de que seu filho está certo. 
* Quando ouve dizer que um casal está se divorciando, fica do lado de um deles.
* Um evangélico vem à sua porta pregar uma nova religião: você bate a porta na cara dele, porque seu Deus é o certo.

 Estes são exemplos nos quais a opção de transcender foi rejeitada, e, como são situações bem comuns, não é difícil ver como a sombra ganha poder. Em cada caso, um lado foi rotulado como bom e o outro, como ruim. Alguém foi tachado de errado para que você possa considerar que está agindo certo. Julgar os outros é validado como uma maneira saudável de ver o mundo.

 O processo de escapar da névoa da ilusão começa quando você percebe que ninguém está se beneficiando, além da sombra. Você jamais estará certo o bastante, vitorioso o bastante ou virtuoso o bastante para dissipar a raiva, o ressentimento e o medo que são originados nas pessoas que você estipulou como erradas. Quando você enxergar isso, a transcendência se torna uma opção viável.
 Começa-se a buscar o nível da solução, em vez do nível do problema."
Do livro O Efeito Sombra - primeira parte -
A sombra coletiva
por DEEPAK CHOPRA

2 comentários:

  1. Amiga vim contar de um sonho realizado!!!!
    Atingi no mês de julho 100.000 visitas no Projetando Pessoas e ontem conquistei o visitante de número 1.000!
    Estou muito feliz pois foi exatamente a meta que projetei para o mês de julho de 2012!!!
    Obrigada por fazer parte desse momento!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    parabéns amiga, voce merece... deixei comentários no seu blog.. beijos.

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...