14 de março de 2012

Viver intensamente ...


“Viver intensamente” tornou-se o leitmotiv do homem moderno. Trata-se de uma hiperatividade compulsiva sem qualquer pausa, sem brecha de tempo não-agendado, por medo de se encontrar consigo mesmo. 

Pouco importa o significado da experiência, desde que ela seja intensa. Vêm daí o gosto e a fascinação pela violência, a exploração, a excitação máxima dos sentidos, os esportes radicais.
 É preciso descer as cataratas do Niágara dentro de um barril, só abrir o pára-quedas a alguns metros do solo, mergulhar a cem metros de profundidade em apnéia. É preciso arriscar a vida por aquilo que não vale a pena ser vivido, superar-se para ir a lugar nenhum. Então, liguemos a todo volume cinco rádios e dez televisores ao mesmo tempo, batamos a cabeça no muro e rolemos na graxa e no óleo diesel. Isso sim é viver plenamente!
Sentimos que a vida sem atividade constante seria fatalmente insípida. Amigos meus que foram guias em excursões culturais na Ásia contaram-me que seus clientes não conseguiam suportar a menor brecha no itinerário. “Não há mesmo nada agendado entre as cinco e as sete?”, perguntavam eles, ansiosos.

Temos, ao que parece, muito medo de olhar para nós mesmos. Estamos completamente focados no mundo exterior, da maneira como é experienciado pelos cinco sentidos. 
Parece ingênuo acreditar que uma busca tão febril de experiências intensas possa levar a uma qualidade de vida rica e duradoura.

Se dedicamos algum tempo para explorar nosso mundo interior, só o fazemos sonhando acordados, fixados na imaginação e no passado, ou fantasiando infinitamente sobre o futuro.
Um sentimento genuíno de realização, associado à liberdade interior, também pode oferecer intensidade a cada momento da vida, mas de um tipo muito diferente. 
Trata-se de uma experiência cintilante de bem-estar interior, em que brilha a beleza de cada coisa.

 Para que isso ocorra é preciso saber desfrutar o momento presente, com vontade de alimentar o altruísmo e a serenidade, trazendo para o amadurecimento a melhor parte de nós — modificar a si mesmo para melhor transformar o mundo."

Autor:Matthieu Ricard (França, 1946)

2 comentários:

  1. Mariangela querida,

    Belíssima mensagem!
    Hoje o ser humano busca todas as respostas fora dele, sendo que tudo está no seu interior....
    Com a correria do dia a dia, não consegue perceber que sua existência e seu maior aprendizado, é a conexão com sua essência Divina.

    Um grande beijo em seu coração!!!


    * Quero lhe agradecer por todo carinho durante todo tempo em que estive ausente.
    Passei por momentos difíceis, mas que foram preciosos aprendizados para a minha vida.
    E agora fortalecida, volto a compartilhar de nossa amizade, que é um grande presente para mim!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. oI Lú querida,

    que bom que vc está de volta e que tudo está bem agora!!
    assim é a nossa vida, amiga, alternando momentos alegres com outros não tão alegres mas todos importantes para nosso crescimento... para nossa conexão com nossa divina essencia..
    beijos no coração..

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...