23 de março de 2011

Preocupe-se consigo mesmo - OSHO

 
Você diz para cada um de seus sannyasins preocupar-se apenas consigo mesmo. E eles fazem isso!

Sim, eu digo isso: para preocupar-se apenas consigo mesmo, porque no momento essa deve ser a única preocupação. Se você começar a se preocupar com o mundo todo, você não será capaz de fazer nada.

Até mesmo preocupar-se consigo mesmo já é muito. Livrar-se dessas preocupações já é muito, é difícil. E se você estiver se preocupando com o mundo todo, então não haverá como sair disso. Então, você pode estar certo de que permanecerá sempre preocupado.

E não pense nem por um único momento que você está ajudando o mundo por preocupar-se com ele. Você não está ajudando o mundo preocupando-se com ele, porque a preocupação não pode ajudar

Assim, primeiro, reduza suas preocupações ao mínimo. Quer dizer, confine suas preocupações a si mesmo; já é o suficiente. Seja absolutamente egoísta. Sim, é isso que estou dizendo: seja absolutamente egoísta, se você quiser ajudar os outros algum dia. Se você, algum dia, quiser ser realmente altruísta, seja egoísta.

Primeiro mude o seu ser. Primeiro crie uma luz dentro do seu coração, torne-se luminoso. Então você poderá ajudar os outros. E você poderá ajudar sem se preocupar, pois a preocupação não ajuda ninguém.

Alguém está morrendo e você fica sentado a seu lado, preocupado. Como você vai ajudar? Se o paciente estiver morrendo e o médico ficar preocupado, não vai ajudar em nada. O quanto ele se preocupe não conta. Ele tem que fazer algo.

E quando um paciente está morrendo, é necessário um médico que saiba como não ficar preocupado. Somente então ele será de ajuda, porque somente então seu diagnóstico poderá ser mais claro, mais correto.

Eis porque, se você está doente e seu marido é um médico, ele não será de muita ajuda, porque ele estará muito preocupado com você. Alguém que seja imparcial é necessário.

Uma criança precisa de uma cirurgia. Seu próprio pai pode ser um grande cirurgião, mas ele não pode ter a permissão de operar a criança, porque ele estará demasiadamente preocupado. Suas mãos tremerão – seu próprio filho!

Ele não poderá ser apenas um observador; não poderá ser objetivo, estará demasiadamente envolvido. Ele matará a criança. Algum outro cirurgião é necessário, que possa permanecer imparcial, que possa permanecer distante, separado, afastado, não-preocupado.

Assim, se você quer ajudar a humanidade, primeiro torne-se despreocupado. E para se tornar despreocupado você, primeiro, tem de abandonar as preocupações desnecessárias. Não pense sobre o mundo.

Osho, em "The Discipline of Transcendence"
Fonte:http://www.palavrasdeosho.com

4 comentários:

  1. Belo viva com sabedoria e respeite seus limites...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida amiga Mariangela!!!
    Bela mensagem minha amiga, adorei!!!
    Minha amiga, se cada um se preocupasse com sua vida e com os seus problemas, com certeza a vida seria bem melhor... seguindo esses belos ensinamentos de Osho vamos ficar fortalecidos e livres dos deslizes que podem prejudicar a vida dos nossos semelhantes... se cada um cuidar de si, já estará cumprindo uma grande tarefa.
    Parabéns pela excelente Postagem!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lisette,

    é verdade amiga, um grande ensinamento e um desafiador aprendizado..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Luis,

    pois é amigo, ensinamentos preciosos, sinalizações de um caminho ideal, que ainda estamos a trilhar.. como vc diz se cada um cuidar de si, será uma grande tarefa..

    grande abraço!

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...