27 de agosto de 2016

O novo homem por Osho


"O novo homem incorpora uma imagem mutante mais viável de homem, uma nova forma de estar no cosmos, uma forma qualitativamente diferente de perceber e experienciar a realidade.

Por isso, por favor, não chorem a morte do velho homem. Regozijemo-nos pelo fato do velho estar morrendo, da noite estar morrendo e do amanhecer surgir no horizonte.

Estou satisfeito, totalmente satisfeito, que o homem tradicional esteja desaparecendo – que as velhas igrejas estejam se tornando ruínas, que os velhos templos estão desertos. Estou imensamente satisfeito por a velha moralidade estar em queda livre direto ao chão.

Esta é uma grande crise. Se aceitarmos o desafio, esta é uma oportunidade para criar o novo. Nunca estivemos tão maduros no passado. Vivemos numa das mais belas épocas – porque o velho está desaparecendo, ou já desapareceu, e um caos criou-se. E só do caos aparecem as grandes estrelas.

Temos a oportunidade de criarmos um cosmos novamente. Esta é uma oportunidade que raramente surge – muito rara. Somos uns felizardos por estarmos vivos nesta altura crítica. Usemos a oportunidade para criar o novo homem. E para criar o novo homem, tens de começar por ti.

O novo homem será um místico, um poeta, um cientista, tudo junto. Ele não olhará para a vida através de divisões podres. Ele será um místico, porque ele sentirá a Presença de Deus. Ele será um poeta, porque ele celebrará a Presença de Deus. Ele será um cientista, porque ele pesquisará a Presença de Deus, cientificamente.

Quando o homem for estas três vertentes juntas, o homem será total.
Este é o meu conceito de homem sagrado.

O velho homem era reprimido, agressivo.
O velho homem era obrigado a ser agressivo porque a repressão sempre trás agressão.

O novo homem será espontâneo, criativo.

O velho homem viveu através de ideologias.
O novo homem não viverá através de ideologias, nem através de moralidades, mas através da consciência."


Osho em Eu sou a porta

5 comentários:

  1. Bom dia Mariangela! Que bela foram de começar o meu dia, lendo seu belo post e sua mensagem através das palavras deixadas aqui por Osho.
    Gosto de lê-lo, com ele aprendi muitas coisas simples em minha vida que deram certo!
    Obrigada por compartilhar e deixo aqui um abraço bem apertado desejando que tenhas um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivove, também amo a sabedoria de OSHO, suas mensagens são iluminadas, enriquecedoras, obrigada pela visita e carinhosas palavras,
    beijos no coração!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mariangela pelo sábio e profético texto de Osho. Compartilhei no face. Excelente sua iniciativa de criar este blog. Muitos não sabem a necessidade que tem a humanidade de refletir sobre suas próprias existência. Como mesmo dizia OSHO: "Você pode acreditar que é noite, mas o dia não vai anoitecer só porque você acredita nisso. Ele não vai .... Estou aqui para dizer-lhes algo que é absolutamente inacreditável: que vocês são deuses e deusas. Vocês se esqueceram disso. Osho. Namastê

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...