"Num dia como hoje – equinócio do outono – onde o equilíbrio de forças naturais tende a ser bastante significativo, vem á minha mente a questão do desequilíbrio emocional dos seres humanos.
Como as emoções também podem ser definidas como uma ‘reação a estímulos externos’, também podemos admitir que o desequilíbrio emocional está ligado às reações que as pessoas têm diante de coisas, situações e comportamento de outras pessoas que estão ao seu redor, numa situação íntima, próxima ou distante.
Geralmente o desequilíbrio emocional ocorre quando não entendemos e/ou não aceitamos que não somos ‘os donos da Verdade e da Vida’ deste universo em que vivemos e nem o seu centro.
Quando os Seres Humanos não aceitam isso, costumam brigar, atritar, conflitar, se decepcionar, se desiludir e geralmente se separar das pessoas.
Às vezes, até do mundo...E fazendo isso de forma radical – através das suas reações - vivem de uma maneira emocionalmente desequilibrada, de leve a profunda.
E agora ‘a’ pergunta: “como conseguir o equilíbrio emocional”? Sempre o‘como’...
Respondemos de uma maneira simples: APRENDA A NÃO REAGIR.
Sabemos que, para muitos que ainda não conseguem entender a profundidade da postura da NÃO- REAÇÃO, isso será ‘difícil’. Mas é possível.
Comecem por aí e pratiquem durante – por ex. – uma semana.
E observem os resultados na maneira de viver o dia-a-dia. Quem sabe até o próximo equinócio – o da primavera- , tenham conseguido um mais-que-razoável equilíbrio emocional...
Passos pequenos. E simples.
Como sempre."
Anthar
http://eterno-agora.blogspot.com/
Compartilhado do blog: http://www.cacef.info/news/
Mariangela, linda postagem, amo ler sobre comportamentos, sabe, eu sempre ajo assim, sem nenhuma reação quando percebo algo estranho, até fico meio sem jeito, pois não dou respostas nenhuma, é como se algo travasse minha boca, minha mente, se posso até me afasto do mesmo jeito, sem nem sequer olhar para trás, portanto quem tenta me agredir ou provocar discussões perdem tempo, acho que é bom, pelo que li aqui, entendi assim!
ResponderExcluirÀs vezes é bom isso, gostei de ler aqui!
Abraços!
Oi Ivone, a não reação é uma atitude muito especial, porque não significa indiferença,mas pelo entendimento que tive, estar centrada em mim ao ponto de não permitir que situações externas me manipulem ou desequilibrem.
ExcluirAh! minha amiga, que bom que vc está no caminho do equilibrio, eu tenho tanto a trilhar.... estou aprendendo e tentando, tentando passo a passo... caminhando devagarinho e evoluindo.....
beijos