21 de outubro de 2013

Nem passado, nem futuro....


"Você está sofrendo de estresse? Pensa tanto no futuro que o presente está reduzido a um meio para chegar lá?
O estresse é causado pelo estar “aqui” embora se deseje estar “lá”, ou por se estar no presente desejando estar no futuro.
É uma divisão que corta a pessoa por dentro. Criar e viver com essa divisão é insano.

O fato de que todas as pessoas estão agindo assim não torna ninguém menos insano. Se você não pode fugir disso, tem de se movimentar rápido, trabalhar rápido, ou até mesmo correr, sem se projetar no futuro e sem resistir ao presente. 

Quando se movimentar, trabalhar e correr, faça tudo por inteiro.Desfrute o fluxo de energia, a alta energia desse momento. Agora não há mais estresse, não há mais divisão por dois, apenas o movimento, a corrida, o trabalho. Desfrute essas atitudes. Ou você também pode abandonar tudo e se sentar num banco do parque. Mas, ao fazê-lo, observe a sua mente. Pode ser que ela diga: “Você devia estar trabalhando. Está perdendo o seu tempo”. Observe a mente. Sorria para ela.

O passado toma uma grande parte da sua atenção? Você frequentemente fala e pensa sobre ele, tanto de forma positiva quanto negativa? As grandes coisas que você conquistou, suas experiências e aventuras, ou as coisas horrorosas que lhe aconteceram, ou talvez que você fez a alguém? Será que seus pensamentos estão gerando culpa, orgulho, ressentimento, raiva, arrependimento ou autopiedade?

Então, você está não só dando mais força ao falso eu interior, como também ajudando a acelerar o processo de envelhecimento do seu corpo através da criação de um acúmulo de passado na sua psique. Constate isso observando à sua volta aquelas pessoas que têm uma forte tendência para se apegar ao passado.

Morra para o passado a cada instante. Você não precisa dele. Refira-se a ele apenas quando totalmente relevante para o presente. Sinta o poder do momento presente e a plenitude do Ser. Sinta a sua presença."

Eckhart Tolle

2 comentários:

  1. Passado...

    Sou ligada a ele, mas não é um passado tão recente, sabe?
    É uma coisa que vem de longe, de outros séculos....
    Me traz felicidade, reconheço!
    Mas bate de frente com o presente...
    Que também é bom, mas é muito diferente deste passado.
    Complicado, viu?
    Amei o texto!

    Lindo dia!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Complicado é amiga, mas serve para exercicio de autoconhecimento e reflexão... e isto é muito positivo... beijos no coração

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...